Abrem-se as cortinas e ...


Imagens: Delazari: Albari Rosa Aciolli: Divulgação Site.

Este é um texto quase jornalístico, amigos, ou inimigos leitores. Vou levantar hoje a bandeira do meu amigo Fábio Costa, Relações Públicas cujo tema de artigo acadêmico na pós é a Espetacularização da notícia. Uma palavra mais conhecida no meio acadêmico da Comunicação, mas tristemente relacionada a fatos criminosos, mais diretamente falando do noticiário policial, e do espetáculo político em cujo palco morrem cidadãos de todas as espécies, honestos, desonestos, crentes, ateus, jovens, velhos, enfim, um único "rebanho de condenados".

Enquanto digito, acompanho no Twitter, o plantão do Site 190. Não, não é nenhum sadismo, amigos e inimigos leitores, mas uma analogia comparativa. Em outros sites, tento obter mais informações sobre a sabatina que está acontecendo simultaneamente com o Secretário Estadual de Segurança, Luiz Fernando Delazari, na Assembléia Legislativa. Na verdade, o que me chamou a atenção foi a frase "deu tempo, mais um tiroteio, depois contamos os mortos" de @arykara, seguida do link do plantão 190, que comecei a seguir. Fiquei surpreso, como já sigo o @meiahora, do Rio de Janeiro, pensei que se tratasse de uma pauta carioca, ingênuo e tolo que sou. O tiroteio com cinco mortos foi em Pinhais, a dois quilômetros da minha residência. Decidi ir direto ao site do 190, e o que encontro?



A Bizarra foto do Aciolli me apontando o dedo indicador, como se fosse o Tio Sam curitiboca, fazendo jeito de dar medo em bandido, político e querendo ser querido do povo. Isso, porém, não assustou tanto quanto quando eu olhei para a barra superior do site e vi um link chamado "Concorra a Brindes!" Fértil, minha imaginação construiu a história de que tipo de brinde um site com vários cadáveres na capa poderia me dar, fui mais além, cliquei no link e a promoção vigente era somente para soldados do corpo de Bombeiros. Menos mal, pode-se fazer uma promoção do tipo "Resgate um suicida esta semana e ganhe um kit-bombeiro". Quando a promoção for para a RONE, a coisa mudaria de figura: "Mate dois vagabundos por dia e leve uma PT de presente, na hora, sem sorteio!". Estou ficando assustado, vejo novamente outros sites e nada do Delazari me ajudar. Os deputados da oposição pediram sua cabeça em uma bandeja de prata (espetacularizando a cena), e o Twitter está silencioso agora. Será que a equipe de reportagem entrou no meio da zona de conflito, na nossa "Faixa de Gaza"?
Voltando ao site, para destituir-me de críticas gratuitas, observo os acessos e comentários, não me surpreendo ao ver um bom número de ambos, e também vários patrocinadores pendurados nas colunas laterais. Estou com uma dúvida sobre o Twitter do 190, e vejo a informação corrigida, 04 assassinatos e 05 assaltos, mais o tiroteio em Pinhais. Será que não tem um site onde eu possa acompanhar ao vivo? Será que tem bolsa de apostas?
Lembrei que Delazari ontem desencadeou uma operação anti-drogas. Faz parte do espetáculo, ele tem assessor de imprensa? Ou diretor de cena? Contra-Regra?
Amigos e inimigos leitores, o espetáculo, lamentavelmente, deverá continuar. Mas neste caso, os artistas nunca vão aonde o povo está. Anote bem os nomes, e lembre-se deles quando estiver com os dedinhos viciados em internet apertando os botões eleitorais. Com sorte, até lá, estaremos todos vivos. Sem drama.