Cinco Razões Para Explorar Mais a Internet

imagem: www.tes.com 



A Internet ainda é um grande motivo de conflitos entre gerações. Principalmente para nós, que vivemos as saudosas eras analógica, mecânica, elétrica, ou no máximo eletrônica. Todo esse impacto no nosso modo de vida transformou-se neste constante conflito comportamental com os que já cresceram lidando com as virtualidades da vida de maneira mais natural. 
E como eu mesmo já pensei, muitos acreditam que a Internet seja feita somente de redes sociais.  Elas são sim, uma parte importante, mas há muitas outras maneiras de se conectar, sem necessariamente estar envolvido em discussões,  ou sendo abordado por posts que em nada acrescentam, 

Com um pouco mais de paciência, e mudando o foco cada vez que acesso a rede, para algo que seja útil, descobri algumas possibilidades, das quais compartilho cinco com vocês: 


01 - Playing For Change 

Ficou mais conhecido por aqui pela beleza da união dos seus músicos no mundo inteiro, tocando juntos e mandando a mensagem pela construção de um mundo melhor. Especificamente em 2009 , quando a canção Stand By Me viralizou. Mas o projeto não fica só nos acordes, e está amparado em uma fundação de assistência social ligada à arte e música que atua em países carentes.  

02 - Cultura 

Quem usa a internet para procurar boas opções de enriquecimento cultural, as possibilidades são inesgotáveis, praticamente uma viagem virtual. Desde uma visita virtual ao Museu do Louvre , passando em 360º por Havana , e também acessando milhares de livros virtuais, manuscritos históricos que em outros tempos jamais teríamos acesso, através de uma imensidão de boas bibliotecas virtuais, como a do Google. 

03 - Educação e Formação 

Uma gama de possibilidades se abriu com a expansão e popularização da rede. Em tempos onde o tempo é cada vez mais escasso a busca pela qualificação pessoal e profissional é uma demanda de ordem prática, que se ajuste às possibilidades das pessoas. Bons Cursos Online podem ajudar neste quesito, assim como as universidades cada vez mais estão se utilizando de plataformas de Educação à Distância para atingir a um público cujo tempo e dinheiro estão escassos. 

04 - Streaming 

Se até o Sílvio Santos aprovou, quem sou eu para falar alguma coisa?  Os serviços de streaming chegaram para chacoalhar a mídia convencional, a TV a cabo, e também as rádios.  Você escolhe o que assiste, o que ouve, a qualquer hora, quando puder, quando quiser. Não tem mais volta, a mídia convencional que se vire. 

05 - Liberdade 

Apesar de no Brasil a Internet ainda ser de alcance limitado,  ela já possui o poder de alavancar expressões, ideias, artistas, ideologias e movimentos que são fundamentais para a nossa democracia. A liberdade de expressão encontra na Internet seu mais fiel propagador, enquanto em outros tempos estava presa à determinadas mídias.  Você pode ter um Twitter, um Blog, perfis em diversas redes sociais e expressar suas opiniões. Logicamente que essa ferramenta cai muitas vezes em mãos erradas,  mas faz parte do trajeto para o crescimento e consolidação da República. (Do Brasil , não só de Curitiba). 


Para gente como eu e você,  que de vez em quando perdemos a esperança ao nos depararmos com a parte insuportável da web, é um alento saber que a parte boa vai bem além destas cinco opções.

Aceito mais indicações, até a próxima!