07 Fatos Olímpicos Que (Já) Marcaram a Rio 2016!

Conheça 7 Fatos que já são considerados históricos nos melhores Jogos Olímpicos da História, segundo os políticos! 



E eis que chegou a hora dos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016! Esta será a 32ª edição dos jogos na Era Moderna, a primeira vez na América Latina e com certeza, a mais cara de todas. Afinal, para que servem os jogos olímpicos senão para quebrar recordes? 

Mas, 110 anos depois daquela retomada em Atenas, além das marcas memoráveis, que com certeza acontecerão em todos os esportes, as Olimpíadas do Rio de Janeiro já tem nos seus anais, alguns fatos que, dificilmente se repetirão em outra edição, vamos a eles: 

01 - Yes , We Créu!

Logo que foi escolhida como sede, a cidade do Rio de Janeiro já demonstrou toda a sua acolhida aos elegantes Jogos Olímpicos. Na internet a imagem do humorista mussum ganhou as redes sociais, com a inscrição Yes, We Créu! Foi uma  sátira à campanha de Barack Obama, que tinha o slogan Yes, We Can. Obama, aliás fez um lobby poderosíssimo pela candidatura de Chicago, mas não levou.  Pois, é, mas no final quem acabou mesmo levando créu você já sabe quem foi né? 


02 - Robin Willians magoado. 

O ator e comediante americano Robin Willians (in memorian) foi ao Late Show de David Letterman e fez piada achando injusto que o Brasil tivesse ganho a eleição para cidade-sede das Olimpíadas. Poxa professor,  40 Strippers e meio quilo de pó? Isso aí dá só para um "Carpe Diem" com todo respeito, my captain. 

03 - Grana, muita grana 

Um dos argumentos do Comitê Olímpico Brasileiro para trazer os jogos para o Rio foi, em 2009, o "momento econômico" e o ineditismo do local. Um aporte de investimentos  de R$ 28,8 Bilhões foi mais do que suficiente para a aprovação da cidade.  Hoje o evento já custou R$ 36,7 Bilhões. Fora o baile.  

04 - Assalto 1 

Assalto e favela é marca registrada do Rio de Janeiro, e a marca All Sports United, da Noruega fez um comercial explorando esse estereótipo reforçado e forçado do Rio de Janeiro.  Romantizar é coisa do passado,  a moda agora, é relativizar. Favela é cult, e assalto é oportunidade para você mostrar sua marca. O vídeo conta com Ronaldinho Gaúcho, que como vocês sabem, é gaúcho, e não carioca. 

05 - Assalto 2 

Dizem por aí que Gisele Bundchen também será assaltada na abertura dos jogos. E que tudo será resolvido num momento meio funk e tal. O que só pode ser brincadeira. Dois gaúchos sendo assaltados no Rio, não é perseguição não? 

06 - Golfe da Discórdia 

Com um imenso campo de Golfe novinho em folha, construído em reserva ambiental, os jogos Olímpicos já entraram na contradição da sustentabilidade. E tudo isso para não ter sequer as presenças do principal astro internacional do esporte, o irlandês Rory McIlroy que já desistiu dos jogos por medo da zika. E tudo isso acontecendo e você sequer sabia que o golfe era esporte olímpico.

07 - A Ciclovia dos Sonhos 

Um dos legados mais consistentes e politicamente interessantes deste tipo de evento é certamente a infraestrutura de mobilidade urbana que ele promove. Pois é, na  Rio 2016, a ciclovia Tim Maia, que custou 44 milhões de reais, teve um desabamento num trecho, matou duas pessoas, e acredite, tem até poste no meio do caminho.  

E o que mais nos resta dizer além de boa sorte aos atletas? Se você souber de algo comente aqui, e compartilhe com quem precisa. 

Fui.