Retrospectiva 2019 - Adiós Amigo.

A Retrospectiva Infiel de Um Ano que Levou Apenas Doze Meses para Terminar. 


Vai deixar saudades 2019



JANEIRO 


Brumadinho 


Mais uma barragem de mineradora brasileira causa uma tragédia social e ambiental irreversível. Além de tudo o que já foi dito e que não passa do óbvio, podemos perceber o quanto a segurança é prioridade para as corporações. Engenheiros, técnicos e burocratas em geral transformam o assunto em planilhas, registros e carimbos. No final de tudo sabemos que o importante mesmo é saber correr na hora certa, e claro, usar capacete.




Nobel da Paz 


Meio milhão de pessoas assinaram uma petição para Lula, o filho do Brasil ser indicado ao prêmio Nobel da Paz. Em uma análise de psicologia social, essas pessoas ainda estão sob o efeito da campanha presidencial de 2002, quando surgiu o "Lulinha, Paz e Amor".  Aparentemente, não há cura. 


Posse do Presidento 


O presidento Jair Bolsonaro tomou posse numa cerimônia bonita e cheia de simbolismos patrióticos. Com uma equipe ministerial de características proativas e uma dinâmica diferente do que costumamos ver, seu governo chega ao final do ano contrastando o seu discurso desafinado com a ofensividade tática da sua equipe de governo. Um cenário interessante e, logicamente, polêmico. Bom pra quem analisa, ruim para quem torce para qualquer um dos lados. 


FEVEREIRO 



Venezuela 


Nicolás Maduro ordenou que fossem fechadas várias fronteiras da Venezuela, incluindo aqui com o Brasil, impedindo que ajuda humanitária chegue ao país onde sobra petróleo e falta comida.


Aposentadoria 


O Governo apresentou o seu projeto de reforma da Previdência, prevendo que homens e mulheres não se aposentem nunca mais. Sim a notícia está resumida.


Garotos do Ninho 


10 jovens jogadores de futebol morreram em um incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo. Mais um caso onde a segurança ficou somente nos documentos e carimbos. 



MARÇO 


Carnaval 


Foi só Carnaval mesmo.


Educação Domiciliar 


Feita em março a primeira tentativa do governo de elencar a educação domiciliar como modalidade de ensino oficial no Brasil. A dificuldade está na reserva de mercado das instituições de ensino, no lobby dos sindicatos de professores e na cabeça de psicólogos que acham que as crianças educadas em casa serão eremitas sociais. É melhor para o sistema manter uma edução que prioriza tudo menos o que interessa na edução dos futuros brasileiros, ou seja, ler, interpretar, pensar, escrever e fazer contas. 


Prendê-lo-ei, Soltá-lo-ão 


O ex-presidento Michel Temer passou quatro dias preso pela Polícia Federal. Conhecedor dos trâmites jurídicos como poucos, e poeta de versos eruditos, certamente publicará um novo livro com suas memórias de cárcere. Aguardá-lo-emos.



ABRIL 



Incêndio em Notre Dame


A Catedral de Notre Dame , na França, pegou fogo, causando enorme comoção.  O histórico prédio passava por uma reforma. Os mais cruéis estão dizendo que foi um incêndio criminoso, e que o suspeito é corcunda. (tum dum tssss)


Faça Direito 


Alexandre Nardoni, pai do ano de 2008, ganhou o direito de progredir para o regime semiaberto. Se você não entende de Direito, consulte um advogado. Ou estude.


Faça Direito II. 


Um papagaio do Piauí foi preso por denunciar a chegada de policiais na comunidade. Há, certamente, um entrave jurídico permeando este caso. Se ele estava numa gaiola, ele já não estava preso?  Acho que vou fazer Direito.  




Sem legenda

MAIO 


Vai dia 20, chega dia 30.  


A Natura comprou a Avon por 11 bilhões de dólares.  E não foi por catálogo. O antitranspirante já vale 10 reais. Não quero mais falar sobre isso.


Frozen Lésbica 


Se você digitar isso no Google não vai encontrar nenhuma paródia pornô do desenho animado. Vai encontrar a Ministra Damares Alves, claro. 


Idiotas Úteis 


O presidento chamou estudantes que se manifestavam  de idiotas úteis. Errou feio. A expressão "úteis" não cabia na sentença oral. 



JUNHO 



Clima quente na China 


Hong Kong virou cenário de violentos protestos pró liberdades democráticas na China. Um conceito que destoa da vida no grande continente e que se torna um problema para a República Popular Democrática, gigante da indústria tecnológica mundial e superpotência econômica. A convulsão social não deve parar por aí, e mais sangue será derramado, afinal, em time que está ganhando, não se mexe. 


Neymar x Najila 


Uma modelo, um jogador de futebol, uma conversa no WhatsApp. O que seria uma casualidade virou caso de polícia, e lá está ele, Neymar, "caindo" de novo no gramado da confusão (que metáfora horrível). O VAR foi chamado para conferir o lance lá em Paris e ficou comprovado que 7 a 1 foi pouco mesmo.



JULHO 



Vaza Jato 



Celulares invadidos, conversas vazadas, hackers presos, jornalistas envolvidos, políticos se articulando. A oposição não mediu esforços para colocar Sergio Moro na berlinda. O ex-juiz da operação Lava Jato continuou trabalhando. Mas no detalhe, ainda tem mais cachorro neste mato. Logo chegam as eleições e vamos voltar à pauta. 


Aniversário do Plano Real 


O Plano Real completou 25 anos. Mas no bolso da gente mesmo ele não dura tanto tempo. Vamos ver se a longevidade aumenta. 



AGOSTO 


Sarampo 


Surto de uma doença do século passado no Brasil. Zé Gotinha falhou e deve ser indiciado.


População Brasileira 


O Senso revelou que já passamos dos 210 milhões de habitantes no Brasil. E eu que achava que já tinha gente demais em Curitiba. 


Fogo Na Amazônia 


Um cigarro aceso causou uma queimada sem precedentes na floresta conhecida como a Salada do Planeta. Segundo celebridades engajadas com a causa ecológica, não há mais leões nem girafas por lá. 





Altamente educativo. Você assistiu? 


SETEMBRO 


Emanuelle


A Band volta a apresentar o clássico Cine Privé com altíssimos índices de audiência. E claro, teve Emanuelle na estreia  derrotando o Bispo Macedo no horário. Não, não assisti.


Documentos Digitais 


Lançadas a Carteira de Trabalho Digital e também a Carteira de Estudante Digital. Agora só precisa aprender a usar o celular. Ele possui mais funcionalidades além do WhatsApp. 


Greta Thumberg 


Na Assembleia Geral da ONU,  o senso comum foi de passar a palavra à uma jovem de 16 anos. É a amostra mais fiel da infantilidade globalizada que acha que os pequenos vão resolver a preguiça mental dos adultos. Greta é um fetiche do progressismo incurável e utópico de uma juventude criada à sombra da novela Malhação. Só isso.



OUTUBRO 


Ops 


Na Coreia do Sul, um médico confundiu as pacientes e fez um aborto na mulher errada. Sem mais.



Diversão Para a Terceira Idade 


Funcionárias de um asilo americano foram presos acusados de promover um "Clube da Luta"  com os idosos da instituição. Sem comentários.


A Cerveja de Passo Preto 


"Passo Preto" , candidato a Deputado Federal pelo PSOL, gastou o dinheiro do fundo partidário em cerveja e não prestou contas da sua campanha. Agora tem que achar quem tomou a cerveja. 



Lula Não Quer Ser Livre 


Lula poderia ter ido ao regime semi aberto, mas disse que só sairá da prisão se sua inocência ficar comprovada. Está instituída a prisão perpétua no Brasil. ( essa foi a piada do Mês, em muitos tuítes por aí).



NOVEMBRO


Ninguém é Obrigado 


Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro subiu para 76,3 anos. Mas para quem quiser ir antes, fique à vontade. 


Europa Climática 


Em uma sessão consciente e ecológica, o  Parlamento Europeu declarou emergência climática. Parece que o ar condicionado estava quebrado.


Augusto Nunes no UFC


O Jornalista Augusto Nunes surpreendeu os colegas ao esbofetear o também jornalista Gleen Greenwald, conhecido pelos antagônicos como Verdevaldo. É o ápice da polarização ideológica? Acreditem, isso é só o começo.


 DEZEMBRO 


Dezembro ainda não acabou. Faltam algumas horas. Mas não dá pra deixar de mencionar que o Papai Noel nos deixou uma série de fatos estranhos, como a Greta na Revista Time, e depois voltando sentada no chão do trem, ainda que na primeira classe. A Globo não gravou especial do Roberto Carlos.  O Porta dos Fundos foi atacado porque fez a única coisa que sabe fazer, piada que não é piada. 

A mídia nos mostrou que as lojas venderam mais, o movimento das estradas, as praias cheias, os políticos de bermuda, os times de futebol comprando e vendendo como se não houvesse amanhã, artistas fazendo amigo secreto e mensagens fofas das principais marcas que sustentam o giro econômico.

A virada terá menos barulho na queima de fogos, e menos carne na grelha, por que está cara.

Os planos e as superstições, a Mega da Virada.

E em 2020, teremos mais do mesmo para quem fizer o mesmo. 

Obrigado pelas leituras e paciência, pelos cumprimentos e volto em 2020 com mais análises frias parciais, esquisitas e tendenciosas, sempre com a visão de quem está no outro lado do balcão, já embriagado de tanta desinformação.

Que todos tenhamos um 2020... fértil.



Até lá.